ESPECIALIDADE MEDICAS

Veja aqui o nosso guia e orientações  de especialidades médicas 

Alergologista

O que é Alergologia?

Saiba mais sobre essa atual especialidade da medicina, o que trata e os profissionais específicos dessa área da alergologia.

mulher espirrando Alergologia é um ramo da medicina pouco conhecido e sem tradução no dicionário, pode simplesmente significar estudo, diagnóstico e cura de alergias. O médico que atua nesta nova área médica é extremamente competente e possui perfeito conhecimento sobre esse assunto, seja na descoberta da doença ou no tratamento.

Até há pouco tempo quem sofria de problemas alérgicos levava algum tempo para diagnosticar o tipo de alergia e sendo assim seu tratamento eficaz, já que podia contar somente com o conhecimento superficial de médicos de outras áreas como a dermatologia, otorrinolaringologia, pediatria e pneumologia, que em geral diagnosticavam o problema, mas não tinham tratamentos que garantissem eficiência na cura.

No entanto com essa nova especialidade na medicina os problemas com alergia tornaram-se mais fáceis de serem diagnosticados e tratados com eficiência. Confira nos tópicos abaixo mais sobre a especialidade de Alergologia.

Alergologia pediátrica o que é?

médico examinando bebê

A alergologia pediátrica trata de crianças e adolescentes com doenças alérgicas com o mais adequado padrão de investigações de doenças alérgicas.

Para evitar desconforto aos pequenos no tratamento, a alergologia pediátrica é própria e específica em avaliar e tratar pacientes infantis, com profissionais especializados essa é uma nova tendência que com a ajuda da tecnologia só vem a melhorar.

Alergologia tratamento

mulher com lenço no nariz

Com o aumento da poluição, aumentou também o número de incidentes alérgicos, e como os estudos nessa área estavam avançados, agora as pessoas que sofrem de determinadas alergias e não conseguem descobrir sua causa já podem ter o conhecimento, com uma nova especialidade da medicina, ou seja, uma área específica e exclusivamente dedicada a quem sofre com os diversos tipos de alergia é possível detectar e tratar as mais diversas doenças alérgicas e infecciosas.

Os tratamentos para alergia são inúmeros dependerá de cada caso. São a base de anti-histamínicos e descongestionantes, corticosteróides sistêmicos, spray nasal, tópicos cutâneos, entre outros tipos de medicamentos, o ideal é procurar um Alergologista para que possa consultá-lo e diagnosticar qual tipo de alergia e o tratamento mais adequado ao seu caso.

Confira o vídeo abaixo o programa Melhor Vida com a presença da Alergologista Dra. Maria Angela Vigorito, tirando todas suas dúvidas sobre alergias.

Publicado por Portal Médicos

o alergologista trata da area ....

Anestesiologia

A anestesiologia em prol do ser humano

A anestesiologia é a especialidade da medicina que consiste em exercer a função de anestesiar, indispensável nos processos cirúrgicos.

Anestesista com seringa nas mãos

A anestesiologia é o ramo específico da medicina que consiste em estudar e exercer a função de anestesiar. Tido como um dos maiores avanços da medicina essa área foi descoberta no final do século XIX nos Estado Unidos, antes disso, os médicos e pacientes consideravam “normal” sentir dor durante o ato cirúrgico, mas felizmente este quadro foi revertido quando foram descobertas as primeiras maneiras de diminuir ou acabar com a dor.

Hoje em dia é quase raro ouvir falar de algum procedimento médico que não utilize a anestesia, seja em cirurgias (o procedimento mais comum) ou em exames, há sempre uma forma de ajudar o paciente a superar este momento tão incômodo.

Atualmente a anestesia se faz presente mais do que possamos imaginar, é incluída no pré, no intra e no pós-operatório e também nos partos, e o paciente que passa por anestesia passa também por uma consulta pré–anestésica, porque ao contrário do que se pensa um processo anestésico, dependendo do grau de necessidade do corpo, pode implicar em vários problemas, podendo levar até a morte.

Técnicas de anestesias

Existem praticamente três tipos de técnicas de anestesias: a anestesia geral, a anestesia regional e a anestesia local.

Anestesia geral

Paciente com aparelho de respiração

Este tipo de anestesia é indicado para as cirurgias mais complicadas, mais complexas, que envolvem mais riscos, são usadas para longas cirurgias. Pois, quando a cirurgia abrange a retirada ou a obstrução de parte de um órgão é impossível ser feita apenas com anestésicos locais.

Com a aplicação da anestesia geral, o paciente fica em estado de coma induzido, ou seja, fica incapacitado de se mover, inconsciente, geralmente respirando com a ajuda de respiradores artificiais e intubado.

Anestesias regionais

Nas cirurgias menos complexas, e que o paciente pode ficar acordado, a técnica anestésica usada é a regional, em que bloqueada a dor em apenas uma determinada região do corpo, o qual fará parte do processo cirúrgico.

Aplicando anestesia

Existem dois tipos de anestesias regionais que são mais utilizados: a raquidiana e a peridural.

A raquidiana também conhecida como raquianestesia, se baseia na aplicação do anestésico diretamente no líquor. Há algumas vantagens e desvantagens nesse método: sua principal vantagem é a rápida ação. Já a desvantagem é que há maior índice de casos de cefaleia entre os pacientes.

A peridural se baseia na administração do anestésico no espaço entre o ligamento amarelo e a dura-máter. Esse tipo de anestesia regional tem menos incidência de cefaleia entre os pacientes. Já o tempo de ação da anestesia é um pouco mais demorado e também o volume de anestésico utilizado é 10 vezes maior se comparado ao da anestesia raquidiana, causando assim maior possibilidade de toxidade.

Anestesia local

A anestesia local é a mais simples e pode ser administrada por quase todas as especialidades. É usada para bloquear a dor em apenas pequenas regiões do corpo, mais propriamente a pele.
Pode ser feita através de injeção, gel ou spray, como nos casos de exames de endoscopias digestivas, ou em outros vários procedimentos médicos que causem incômodos.

São diversas as técnicas de anestesias e com o avanço das pesquisas nessa área, o paciente pode ficar tranquilo quanto a qualquer implicação, pois é avisado de todos os prós e contras além de que, o profissional que atua nessa área é muito bem preparado e capacitado.

Veja o vídeo abaixo com uma entrevista de um médico anestesista.

Angiologia

O que faz um médico especializado em angiologia

 

 

A angiologia é relacionada com a cardiologia e a cirurgia vascular. Conheça a importância e as funções desta área da medicina.

 

 

 

 

 

 

Caneta receita e estetoscopioA angiologia é a parte da medicina que estuda e trata das doenças dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos. Atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo este o modo de tratamento para as doenças detectadas pelo médico especializado. No Brasil, a angiologia não é reconhecida por si só, sendo unificada à Cirurgia Vascular. Em outros países como a França, porém, é conectada à Cardiologia.

 

Angiologia e Cirurgia Vascular

 

O médico especializado em angiologia é responsável por tratar de doenças vasculares que não necessitam de tratamento através de cirurgia, enquanto o cirurgião vascular realiza operações para corrigir artérias, veias e vasos linfáticos. As duas profissões estão sempre relacionadas.

 

Tratamento a laser

 

O tratamento mais procurado pelos pacientes que pode ser solucionado por um médico especializado em angiologia é o tratamento das varizes.

 

Angiologia e Cardiologia

 

O médico cardiologista estuda o coração, fazendo exames do tipo como eletrocardiograma, holter e eletrocardiografia. A angiologia também é relacionada à cardiologia, pois muitas vezes o médico especializado nesta área pode detectar o problema antes da consulta e da necessidade de procedimentos operatórios.

 

 

 

 

 

Consulta medica

 

No entanto, problemas cardíacos não são os únicos estudados pelo médico especializado em angiologia. Também são tratadas:

 

Arteriosclerose  - depósito excessivo de gordura, cálcio e outros elementos das artérias, fazendo com que a irrigação do sangue no corpo seja menor;

 

Insuficiência Vascular Cerebral  - obstrução das artérias vertebrais, que em seguida causam o acidente vascular cerebral;

 

 

 

 

 

Trombose Venosa Profunda - doença da coagulação do sangue nas veias, quando os vasos sanguíneos levam o sangue de volta ao coração em momento ou local desnecessário ou inadequado;

 

Trauma Vascular - destruição dos vasos sanguíneos, interrompendo o oxigênio nos tecidos, podendo levar á óbito;

 

Vasculite - inflamação dos vasos sanguíneos, podendo causar inflamação ou necrose;

 

Erisipela e linfagite - inflamação do derma e dos vasos linfáticos respectivamente, causando ferimentos na pele;

 

 

 

 

Aneurisma arterial - a dilatação e o enfraquecimento das artérias.

 

A angiologia é uma área da medicina muito importante, pois o médico nela especializado cuida dos vasos, artérias e das doenças que podem ser encontradas nessa parte do sistema circulatório, o mais importante para a sobrevivência dos seres vivos.

 

Para esclarecer mais dúvidas, assista ao vídeo O que faz um médico especializado em angiologia, do canal do Portal ZUN no Youtube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Cancerologia

Cancerologia uma área muito abrangente

 

 

A cancerologia é o estudo dos estudos relativos ao câncer. O especialista na área precisa se dedicar muito para cuidar dos pacientes.

 

 

 

 

 

 

Cancerologia uma área muito abrangenteMuitos quando ouvem falar de cancerologia já sabem do que se trata por associar uma palavra à outra, porém desconhecem que o nome mais comum para este área da medicina é oncologia que significa estudo dos tumores.

 

A cancerologia é absolutamente a mesma coisa, o significado completo na verdade é o estudo dos tumores malignos, a forma como a doença se desenvolve no organismo humano e o tratamento para esta doença, ou seja, de acordo com o que a maioria pensa cancerologia é a prevenção, estudo e tratamento do câncer.

 

Cancerologia o que é

 

O oncologista, que é como é chamado o médico dessa área, tem a função de diagnosticar as células cancerígenas, identificar o tipo de câncer e a fase em que se encontra o tumor e indicar o melhor tipo de tratamento para que estas células sejam retiradas ou erradicadas do corpo o quanto antes.

 

medicos de branco

 

Assim como cada tipo de doença tem seu tratamento com o câncer ocorre o mesmo, para cada fase do tumor há um tratamento diferente estes tratamentos são divididos em quatro etapas, hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia e cirurgia, em alguns casos chegam a ser necessário a combinação de dois ou mais tratamentos.

 

 

 

 

 

Características da cancerologia

 

A cancerologia é uma área muito abrangente porque envolve todas as partes do corpo humano seja a pele, o coração, os ossos, o cérebro, e não apenas partes específicas como em qualquer outro ramo da medicina.

 

A oncologia envolve tanta coisa que essa única especialidade é subdividida em três outras especialidades sendo elas: Cancerologia Clínica que recebe também o nome de oncologia clínica que cuida da origem, dos sintomas e das modificações ocorrentes dos tumores em geral. Cancerologia cirúrgica que atua na área intervenções cirúrgicas dos tumores.

 

Médicos

 

E por fim a Cancerologia pediátrica que cuida especificamente de câncer infantil. Cancerologia é uma das ramificações mais complicadas e sérias que existem na medicina até hoje, pois trata de uma das piores doenças que assolam o ser humano o câncer.

 

 

 

 

 

Para mais informações veja o depoimento do Dr. Dráuzio Varella, médico oncologista.

 

 

 

 

 

 

Cardiologia

Cardiologia uma das mais importantes especialidades médicas

 

 

Saiba mais sobre o que é a especialidade da Cardiologia e quais são exatamente seu objeto de estudo e sua importância na vida das pessoas.

 

 

 

 

 

 

Cardiologista

 

A Cardiologia é uma das áreas da medicina mais conhecidas e que conquista cada vez mais pacientes de todas as idades. Ocupa-se do estudo do sistema cardiovascular, formado pelo coração e os vasos sanguíneos.

 

Importância da Cardiologia

 

O coração é o segundo órgão mais importante do corpo humano, pois é graças a ele que temos o sangue bombeado para o resto do corpo e assim mantemos todos os outros órgãos funcionando. Isso porque o sangue é responsável por levar nutrientes e oxigênio para as células, além de possuir a defesa do organismo contra agentes estranhos.

 

Portanto, o médico cardiologista é necessário em qualquer lugar e para qualquer pessoa. Independentemente do seu estilo de vida, seja atlético (com prática regular de exercícios) ou sedentário (passando a maior parte do tempo parado), é sempre bom fazer exames cardiológicos regularmente, porque as doenças que acometem o coração são muitas.

 

Complicações tratadas pela Cardiologia

 

Coração

 

 

 

 

 

Entre os principais fatores que podem resultar em complicações cardiológicas estão a Hipertensão (ou pressão alta), que faz o coração bombear sangue com força demais, e o Colesterol, que obstrui os vasos sanguíneos e impede a circulação do sangue. Podem causar enfarto ou arritmia, problemas fatais.

 

Por isso, os conselhos mais comuns de médicos cardiologistas são os mesmos dos médicos angiologistas: boa alimentação aliada à prática regular de exercícios físicos. Os tratamentos cardíacos podem ser clínicos ou cirúrgicos, dependendo do caso. O cuidado com nosso sistema cardiovascular é extremamente necessário para que tenhamos vida, e o desleixo pode custar caro. Cuide de seu coração!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cirurgia

Cirurgia uma das mais antigas especialidades da medicina

 

 

As cirurgias são feitas em casos de saúde, quando o paciente tem um sério problema, ou ainda por motivos estéticos, como a plástica.

 

 

 

 

 

 

Aparelho cirurcigo

 

Muito ao contrário do que se pensa, a cirurgia geral existe a milhares de anos, antes mesmo de Cristo. É no mínimo inusitado pensar que uma das especialidades mais sérias da medicina já era praticada sem nenhuma tecnologia, preparação ou sequer conhecimento, é facilmente notável que a medicina em geral, mas especialmente em cirurgias evoluiu muito ao longo de quase cinco mil anos. Conheça mais sobre esse procedimento que é capaz de salvar vidas:

 

O que é a cirurgia

 

Médico cirurgião

 

A cirurgia é uma das especialidades que além de ser praticada há muito tempo, tem várias ramificações, quando se fala em cirurgia todo mundo sabe que trata de uma parte da medicina responsável pelas operações, porém além de saber isso todo mundo se preocupa em saber também qual o tipo de cirurgia.

 

Hoje em dia existe uma especialização para cada área da cirurgia, o médico que se ocupa dessa profissão se chama cirurgião e dependendo da vontade do profissional ele pode receber a denominação de cirurgião plástico, neurocirurgião, cirurgião vascular, enfim assim como na medicina existe uma área para tratar cada parte do corpo, há também um tipo de cirurgião para cada área.

 

 

 

 

 

Qual a importância da cirurgia

 

Equipe médica

 

E cada uma dessas áreas é de extrema importância para o ser humano, todos os dias milhões de pessoas dão entrada nos centros cirúrgicos do mundo todo na esperança de que possam viver um pouco mais, e devia a essa extrema importância os cirurgiões, a cada dia que passa recebe mais reconhecimento pelo belo trabalho da medicina realizado através de suas mãos, eles são tão importantes em nossas vidas que a vida deles acaba virando roteiro de filme, história para seriados e reality shows.

 

Portanto é inegável que o maior avanço da medicina até hoje foi a descoberta da cirurgia, que começou lá atrás talvez pela curiosidade ou pelo simples fato que não querer ver alguém próximo sofrer por qualquer motivo que seja que hoje em dia temos ao nosso alcance a oportunidade de viver mais, corrigir erros e nos tornarmos seres humanos mais bonitos com as plásticas e saudáveis com cirurgias para pacientes que possuem problemas de saúde.

 

Conheça a profissão de um cirurgião cardiovascular nesse vídeo do youtube:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clinica Geral

Clínica Geral atuando em todas as áreas

Descubra um pouco mais sobre a especialidade de clínica geral e conheça algumas das funções os clinicos gerais podem exercer.

médicos

Como o próprio nome já diz, clínica geral que também pode ser conhecida como medicina interna, é a especialidade da medicina que não tem especialidade, o clínico geral que é como é chamado o médico dessa área, cuida de pacientes na fase adulta, diagnosticam o problema, e dependendo da situação os encaminham para um médico especialista condizente com o problema do paciente.

Clinica geral dentro da medicina

médico e paciente

Essa é a profissão mais abrangente dentro da medicina, pois envolve pele, coração, cérebro, ferimentos, ossos, artérias. O médico tem que fazer especialização e ser muito bom, porque nessa área é muito comum ocorrer erros médicos.

Onde os clínicos gerais exercem seu trabalho

doutora e paciente

O local de trabalho de um clínico geral são hospitais, prontos socorros, PSF, santa casa, e a função é dar assistência e os primeiros socorros, verificar o grau da enfermidade do paciente e agir conforme as necessidades do enfermo e as suas possibilidades apesar de ser muito envolvente essa especialidade não interferem diretamente em outras, como cirurgia, cardiologia e ginecologia.

Enfim a clínica geral atua em todas as áreas conforme as possibilidades e conhecimento do profissional e é de extrema importância em hospitais de qualquer espécie.

Confira o vídeo sobre quando se consultar com um clínico geral:

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Dermatologia

Dermatologia a ciência responsável pela pele

 

 

O dermatologista é o profissional responsável pelos cuidados da pele. Conheça alguns dos tratamentos mais procurados em consultórios.

 

 

 

 

 

 

dermatologista Dermatologia nada mais é do que o estudo sobre a derme, ou seja, a pele. Apesar de ser desconhecida para muita gente a pele é o maior órgão do corpo humano, podendo ultrapassar os dois metros quadrados.

 

E por ser algo tão grandioso era necessário ter uma especialidade médica para cuidar exclusivamente disso e foi daí que surgiu a dermatologia. O médico especializado nessa área se chama dermatologista e é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças, porém esta área não cuida apenas e exclusivamente da pele, a dermatologia engloba também dos cabelos, unhas, bocas e órgãos genitais.

 

Funções de uma dermatologista

 

Por ser uma especialidade muito abrangente, a dermatologia tem suas ramificações também sendo elas: dermatovenerologia que atua relacionada às doenças sexualmente transmissíveis; a hansenologia; cosmiatria; e cirurgia dermatológica. O dermatologista age na prevenção e tratamento de todo tipo de doença que envolva a pele, desde simples infecções até tumores, receitando remédios ou até mesmo com intervenções cirúrgicas.

 

criança com sarda

 

Mas não é só no controle das doenças que a dermatologia atua, são também no tratamento de espinhas, tratamentos capilares e muitos outros.

 

 

 

 

 

Principais atendimentos

 

Essa especialidade existe há muitos anos, porém o seu reconhecimento levou um processo longo, atualmente a dermatologia é mais procurada pelas mulheres, porque além de cuidar das doenças os dermatologistas oferecem também os milagres da ciência que fazem o sonho de todas as mulheres virarem realidade, ou seja, rejuvenescer e a cada dia que passa a medicina vem ganhando mais espaço entre os homens, as mulheres e também no público infanto-juvenil porque trata da saúde sem esquecer a estética.

 

rosto de mulher

 

Normalmente as pessoas procuram a médica dermatologista quando desejam averiguar uma queda de cabelo, manchas na pele, tratamento da acne ou mesmo para rejuvenescimento. Há várias opções de tratamentos dermatológicos, por isso, se você pretende fazer alguma modificação ou tratamento procure um especialista ew siga as orientações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Endocrinologia

Endocrinologia cresce conforme a necessidade do mundo

 

 

Descubra um pouco mais sobre o médico especializado em endocrinologia e conheça quais são seus principais problemas e doenças.

 

 

 

 

 

 

aparelho de exame

 

A endocrinologia nada mais é do que parte da fisiologia e da medicina que estuda o funcionamento dos hormônios nos seres humanos e também estudam as doenças provocadas pelo excesso ou pela falta deles em nosso organismo. Muita gente não sabe do que se trata quando se fala apenas do nome, mas descobre logo o que é quando se fala sobre os problemas tratados por esta especialidade.

 

O médico dessa área é o endocrinologista e o trabalho deste profissional é grande, pois o corpo humano possui receptores de hormônios em quase todas as células do corpo e como o corpo é inteiramente formado por células é de se esperar que a "área de trabalho” seja bem extensa, porque com a grande quantidade de células e hormônios o corpo acaba desenvolvendo uma série de problemas e doenças decorrentes do mau funcionamento hormonal.

 

Quais são os principais problemas e doenças

 

médica medindo gordura

 

Os problemas e doenças são bem mais conhecidos do que imaginamos, as principais e mais comuns são: diagnóstico e tratamento do diabetes, alterações hormonais que implicam em desordens da glândula tireóide, obesidade, alterações e problemas com o ciclo menstrual e muitas outras.

 

 

 

 

 

Endocrinologia com o passar dos tempos

 

médica examinando paciente

 

A endocrinologia com o passar dos tempos tem ganhado mais reconhecimento porque os conhecimentos e tratamentos oferecidos pelo endocrinologista têm sido muito mais necessários conforme a necessidade de cada um, e como os problemas como obesidade e diabetes a cada ano que passa tem registrado números maiores a necessidade de tratamento cresce junto.

 

Com o numero de problemas e doenças aumentando a endocrinologia cresce e espalha pelo mundo seus conhecimentos e a esperança de uma vida melhor e mais saudável.

 

Confira o vídeo sobre endocrinologia e alimentação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Epidemiologia

Epidemiologia e seus avanços

Sendo uma área pouco reconhecida por muitas pessoas, mas que possui um papel muito importante na humanidade, conheça a epidemiologia:

 

Vigilância Epidemiológica

 

Muitas áreas da medicina e da ciência são pouco conhecidas pela população em geral. Porém, mesmo a área da epidemiologia ser ainda desconhecida para muitos, ela tem um papel muito importante mediante a saúde do ser humano e o controle de epidemias.

 

Compreenda melhor o que é a epidemiologia, e a sua importância para a sociedade:

 

O que é a epidemiologia?

 

A epidemiologia é a parte da medicina que estuda as doenças epidêmicas, ou seja, aquelas que são provenientes de epidemias. Como muitos outros da medicina, este é pouco conhecido pela população, porque na verdade é uma área que atua mais na ciência do que na medicina propriamente dita.

 

A falta de reconhecimento da epidemiologia perante a população se deve ao fato de não haver contato direto com os pacientes como em outras áreas da medicina, ou seja, os profissionais dessa área não tem contato direto com os pacientes envolvidos.

 

Analisando gráfico

 

Os profissionais dessa área trabalham pesquisando doenças, possíveis novas epidemias, como a doença ataca o paciente, quais os sintomas, a cura e ainda a prevenção da mesma.

 

Qual a sua importância para a sociedade

 

Hoje a qualidade de vida da sociedade que vivemos, é proveniente do trabalho desenvolvido e bem sucedido pelos profissionais de epidemiologia. Pois o ramo de atuação desses profissionais é em pesquisas e estudos sobre todas as doenças existentes, ou seja, é através desses estudos que as possíveis epidemias são descobertas, suas possíveis causas, como se manifesta e qual a melhor maneira de prevenção.

 

Analisando amostras

Os métodos epidemiológicos acontecem da seguinte forma: primeiro os pesquisadores vão as ruas pesquisar o número de doentes, com um número em mãos, eles relacionam com o ambiente em que vivem, a partir daí começa o trabalho para descobrir a doença e consequentemente descobrir a sua causa, os métodos que as pessoas são contaminadas, assim também descobrindo como ela age no organismo e buscando uma cura, além dos métodos de prevenção da mesma. Também é através do trabalho de epidemiologistas que as formas de manifestações das doenças e os sintomas são descobertos, colaborando para que o paciente tenha uma base de seu problema e possa procurar ajuda médica.

 

O trabalho desenvolvido por esses profissionais trás grande redução da mortalidade infantil, desenvolvido pesquisas de como combater doenças como a febre amarela, a doença de chagas, a hanseníase, a malária, entre tantas outras espalhadas e muitas que ainda nem foram descobertas.

 

A humanidade deve muitas curas e métodos preventivos ao grande avanço da epidemiologia, que tornou possível a redução de certas doenças e em outras a sua erradicação. Mas é claro que um pouco da credibilidade pelo bom serviço realizado atualmente se deve também ao serviço de profissionais competentes da área da vigilância sanitária, que agem auxiliando os profissionais de epidemiologia.

 

Graças os profissionais da área de epidemiologia, hoje podemos buscar ajuda médica logo no início que os sintomas de uma doença começam a aparecer, aproximando a cura está mais perto de nós, e também é claro, colaboram na prevenção das doenças e em sua erradicação.

 

 

Fisiatria

Fisiatria a mais complexa das especialidades medicinais

Conheça mais sobre a fisiatria, descubra sobre como os fisiatras exercem seus trabalhos e saiba qual a diferença de se tratar com eles.

idoso fazendo tratamento

Por mais que se estude, por mais que se leia, por mais que se pesquise, a fisiatria ainda é uma incógnita para milhões de pessoas, essa “incógnita” é uma especialidade da medicina como o próprio nome já indica, porém o que nem outros médicos de outras especialidades conseguem entender ou responder é: O que a fisiatria trata? A reposta dessa questão não é tão fácil quanto se imagina, pois a fisiatria é muito abrangente.

Muitos poderiam responder que o médico que trabalha com fisiatria é o fisioterapeuta, mas se se enganariam profundamente, a fisiatria vai além dos conceitos de saúde conhecidos pelos pacientes, conceito esse que tem o significado de, saúde é a ausência da doença, mas a saúde vai bem além disso, para uma pessoa ser, de fato, saudável é necessário que seus elementos físicos, mentais, emocionais e ambientais estejam em equilíbrio, ou seja, para ser saudável é extremamente necessário que a pessoa esteja bem biológica, psíquica e socialmente.

Qual o papel do fisiatra no tratamento?

Fisiatra

O médico especialista em fisiatria pode exercer seu trabalho de várias maneiras, atendendo um paciente diretamente, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar ou , também, atuando como consultor para outros especialistas.

O fisiatra tem a condição de avaliar os riscos cardiovasculares e os riscos de lesões do aparelho locomotor do exercício que é praticado orientando professores de educação física ou para orientar tratamentos de reabilitação máxima da funcionalidade do paciente.

Que diferença faz se tratar com um fisiatra?

tratamento

Uma vez que a preocupação da fisiatria é a reabilitação da funcionalidade de um paciente, a diferença que pode existir é grande. Podemos usar como exemplo, no caso de uma hérnia de disco, o fisiatra não cuida apenas da fase aguda, mas também trata do paciente até ele estar completamente tratado. Se necessário, haverá um encaminhamento para cirurgia.

A fisiatria não se restringe em apenas uma especialidade médica, é por esse motivo que a qualidade de vida dos pacientes que são submetidos a tal tratamento melhora significativamente.

 

Gastroenterologia

Gastroenterologia especialidade gástrica

 

 

Confira neste artigo informações sobre o que fazem e qual é a especialidade gástrica dos médicos especialistas em Gastroenterologia.

 

 

 

 

 

 

Três médicos

 

Sempre que sentimos que algo de errado está acontecendo dentro no nosso organismo, corremos logo para um médico com especialidade geral, após um diagnóstico ele nós encaminha para um médico com especialidade nos sintomas diagnosticados pelo primeiro médico. E esse médico com especialidade faz centenas de exames para confirmar uma doença, e após isso dependendo do agravamento da doença ele irá receitar remédios para controlar ou mesmo curar o quadro clínico negativo.

 

Muitos desses médicos fazem suas especialidades voltadas para uma pequena região do corpo humano, tendo que saber tudo sobre essa pequena área tornando-se assim uma especialidade médica, um exemplo é o gastroenterologia especialidade gástrica.

 

Gastroenterologia o que é?

 

Gastroenterologia ou gastrenterologia é uma especialidade gástrica médica que estuda, diagnóstica, previne e trata de doenças que atacam o aparelho digestivo ou sistema digestório. Este sistema compõe todos os seres humanos e também animais, sistema esse cujo sem o qual não viveríamos. O aparelho digestivo é formado por todos os órgãos que envolvem o processo de alimentação, ou seja, desde as glândulas salivares existentes na boca até as fibras intestinais.

 

Por ser um sistema grande que envolve mais de 20 órgãos do nosso corpo estamos muito propensos a ter algum tipo de doença gastrointestinal ou gástrica mesmo, ao menos uma vez na vida todo ser humano já teve algum tipo de problema envolvendo o sistema digestório e é nessa parte do nosso corpo que consiste o trabalho exercido pelos gastroenterologia gástrica, eles são responsáveis por qualquer diferença funcional que possa nos ocorrer.

 

 

 

 

 

Médico anotando

 

Qual e a especialidade do gastroenterologia?

 

A especialista gástrica dessa área trata desde do simples soluços, que passam por vômitos, prisão de ventre até câncer no estômago, esôfago, intestino, ânus... O gastroenterologia gástrica em geral trata dessa área, mas com atendimento clínico, ou seja, remédios e tratamentos, quando o problema é mais grave e requer cirurgia como um caso de apêndice ou redução de estômago entra em cena os especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, ou seja, a gástrica cirurgiã.

 

A gastroenterologia gástrica atua em qualquer idade humana, pois os problemas são possíveis em qualquer fase da vida, claro que alguns problemas são mais comuns em certas idades, mas todos correm o risco de fazer uma visita a algum gastro um dia. Por ser de muito fácil acesso para as bactérias às doenças são mais comuns do que em qualquer outra parte do corpo e é por isso que a gastroenterologia gástrica tem bastante reconhecimento, apesar do nome difícil todos sabem do que se trata.

 

Sistema digestório

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe o que é e quais especialidades possui um médico especialista nessa área gástrica, não perca tempo, e a qualquer problema no sistema digestivo do corpo humano procure um médico gastroenterologia com especialidade gástrica.

 

 

 

Genética

Os benefícios da genética são muitos e podem afetar positivamente a vida do ser humano, veja mais detalhes e dicas para ter uma boa saúde.

 

 

 

 

 

 

genetica A genética dentro da medicina é a especialidade responsável pelos estudos da formação humana geneticamente falando, ou seja, é a parte responsável pelo nosso DNA, mais do que medicina é também uma ciência, que avalia os genes.

 

O profissional especialista em genética é responsável por estudar a pesquisa e manipulação da genética, o que pode beneficiar em vários aspectos da nossa vida, como por exemplo, para casais que desejam ter filhos, mas têm medo de que a criança nasça com alguma doença hereditária, esse profissional poderá ajudá-los e esclarecer dúvidas.

 

Funções do geneticista

 

O geneticista - médico dessa área - é extremamente responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas genéticos, como má formações, síndromes de diversos tipos que são resultados de problemas nos cromossomos e também utiliza dos conhecimentos científicos para tratamentos mais avançados em pacientes, ou seja, utiliza da tecnologia para conservar e salvar vidas.

 

medico

 

Benefícios da genética

 

O avanço dessa especialidade médica beneficiou diretamente os seres humanos proporcionando a eles a chance de reverter quadro de doenças de genes como obesidade infantil e também de doenças hereditárias como câncer, ou seja, hoje em dia mesmo na barriga da gestante é possível diagnosticar certos tipos de doenças e tratá-las antes mesmo que a criança nasça, com isso o número de deformidades neonatais vem caindo consideravelmente, além de prevenir e tratar, a genética médica em parceria com a ciência vem descobrindo diferentes maneiras e tratamentos para tornar possível a vida normal entre todos os seres humanos.

 

 

 

 

 

bebes iguais

 

Esse tratamento está ligado a diversas áreas e em todas elas, a cada dia que passa surge uma vantagem diferente para facilitar a vida humana a aproxima-la a normalidade.

 

Para mais dicas e informações sobre a genética e seus benefícios assista ao vídeo do YouTube Não seja refém de sua genética com o Dr. Lair Ribeiro.

 

 

 

 

 

 

 

Geriatria

Geriatria significa mais saúde na melhor idade

A especialidade médica Geriatria é fundamental para que as pessoas na melhor idade tenham uma vida confortável, saudável e feliz.

Geriatra com paciente

Tecnicamente, a Geriatria é o ramo da medicina que se ocupa da saúde de pessoas na melhor idade. Ou seja, o profissional geriatra é especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de quaisquer doenças ou complicações de quem passou dos 60 anos.

Importância da Geriatria

Cada ramo médico tem sua própria complexidade, e a Geriatria excede os limites do cuidado físico. Além de promover saúde no corpo do idoso, o geriatra também é responsável por sua segurança psicológica e autoestima, pois conforme vão chegando à melhor idade e tendo mais limitações, as pessoas frequentemente acabam se sentindo “inúteis” para a sociedade.

Idosa com andador

Este pensamento errôneo acaba implicando ainda mais no surgimento de doenças. Pesquisas sugerem que, se durante a melhor idade existe autoestima, a imunidade do organismo é maior e, por isso, as chances de complicações de saúde são menores. Assim, a Geriatria proporciona também a atenção e o apoio dos quais tantos idosos carecem.

Evolução da Geriatria

A Geriatria é uma especialidade da medicina que vem ganhando conhecimento aos poucos. Em geral, está diretamente ligada ao fator socioeconômico de um país: quanto maior o desenvolvimento, maior a expectativa de vida e, com isso, maiores são as chances de estudos e novas descobertas em tratamentos.

No Brasil, o aumento na procura por atendimento é recente, pois só há alguns anos a situação do país melhorou e a expectativa de finalmente cresceu. E a tendência é que cada vez mais pessoas recorram a consultórios geriátricos na melhor idade, pois a população brasileira conta, felizmente, com um número crescente de idosos.

 

 

Ginecologia

Ginecologia tratamento exclusivamente feminino

 

 

A ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada a saúde da mulher, especificamente do sistema reprodutor feminino.

 

 

 

 

 

 

Mulher em consulta ao ginecologistaA ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada especial e exclusivamente às mulheres, nada mais justo, já que o corpo humano feminino possui tantas particularidades.

 

O médico ginecologista, especialista dessa área, é responsável pela saúde íntima da mulher, desde a infância até a terceira idade. Esse profissional é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino, que inclui útero, vagina, tubas uterinas e ovários.

 

Além de auxiliar também na saúde da mulher como um todo, ajudando na prevenção e diagnósticos de demais doenças como da parte cardiológica, aparelho digestivo, doenças ósseas, entre outras.

 

Áreas de atuação do ginecologista

 

Médico ginecologista e paciente

 

As áreas de atuações da ginecologia, apesar de ser restritamente feminina, são bem extensas, o especialista é responsável por prevenir as doenças mais comuns, diagnosticá-las, tratá-las clinicamente, com remédios e tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

 

 

 

 

 

O ideal para toda mulher é visitar regularmente um ginecologista, pois o sistema reprodutor é muito frágil e propenso a doenças, que podem causar desde a infertilidade até mesmo riscos de vida a mulher.

 

Primeira consulta ao ginecologista: idade ideal

 

Adolescente ao ginecologista com a mãe

 

Como atualmente as garotas têm menstruado e iniciado a vida sexual mais cedo, o recomendado é que tenham visitado pela primeira vez seu ginecologista antes disso, pois a menina estará preparada, bem informada para evitar uma gravidez precoce e também as conhecidas DSTs, doenças sexualmente transmissíveis.

 

É fundamental que a adolescente tenha o apoio e o incentivo da mãe para visitar seu ginecologista, já que muitas das vezes isso não costuma acontecer, pois muitas das mães acreditam estar incentivando a filha a iniciar precocemente a vida sexual, o que é um erro, pois antes a menina inicie sua vida sexual bem estrutura e protegida do que com dúvidas e corra uma série de riscos.

 

 

 

 

 

Ginecologia e obstetrícia: o que é?

 

Verificando barriga de gestante

 

Atualmente quase todos os ginecologistas são também obstetras, sendo ginecologia e obstetrícia a denominação dessa especialidade médica. O médico para se tornar especialista em ginecologia e obstetrícia precisa fazer residência na área por 3 anos.

 

O ginecologista obstetra vai cuidar da gestação da mulher, desde o desenvolvimento do feto, prestando assistência a futura mamãe durante o período da gravidez, durante o parto em si e pós-parto.

 

O obstetra é de extrema importância durante o período gestacional, pois é ele quem faz o pré-natal, solicitando todos os exames necessários para avaliação da saúde da mãe e seu bebê. Também dará conselhos e deve calcular a data provável do parto e qual o tipo mais apropriado para a grávida, dependendo de cada caso, se normal ou cesariana.

 

 

 

 

A ginecologia é uma especialidade da medicina que conta com uma ampla área de estudos e descobertas, a cada ano que passa é constatado um novo tratamento ou uma nova doença, afinal de contas as mulheres requerem atenção e cuidados especiais.

 

Hematologia

A Hematologia estuda o sangue

 

 

Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela. Conheça esta área.

 

 

 

 

 

 

Frascos de sangue

 

A Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas, analisando causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

 

Origem do termo Hematologia

 

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

 

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado, e o objetivo da especialidade é justamente, entre outras coisas, descobrir o que.

 

Atuação da Hematologia

 

Hemácias do sangue

 

 

 

 

 

O hematologista é um cientista responsável pelos exames e estudos sobre o sangue. Não examina pessoas, apenas realiza pesquisas. O serviço na área da Hematologia concentra-se basicamente em laboratórios, pois o trabalho é iniciado apenas quando o médico percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue.

 

Então, o profissional hematologista analisa a amostra de corrente sanguínea e encaminha os resultados para o médico, que finalmente indicará o melhor tratamento para o problema.  São diversos os tipos de doenças provenientes do sangue, e entre as mais comuns estão a anemia e a leucemia.

 

Os tratamentos são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano, e a Hematologia sozinha não pode solucionar a questão. É necessária também a consciência do ser humano para ajudar o próximo. Por isso, doe sangue e salve vidas!

 

 

homeopatia

O que é a homeopatia

 

 

Você sabe o que é a homeopatia? Não?! Então, confira algumas informações sobre essa medicina natural existente já há vários séculos!

 

 

 

 

 

 

O que é a homeopatia

 

A homeopatia é uma especialidade de medicina complementar, assim como a acupuntura, por isso pode ser considerado apenas como ramificações médicas que não podem ser reconhecidas como medicina, pois não possuem resultados comprovadamente eficazes. Dizer que a homeopatia é complementar é o mesmo que dizer que esse tipo de tratamento completa as outras medicinais.

 

A relação da homeopatia, está ligado com a recuperação psíquica do paciente, alguns homeopatas dizem que o corpo só se cura quando a mente está curada. Atente em algumas informações logo abaixo e veja algumas definições teóricas do seu criado e a eficácia desse método.

 

Definição de homeopatia

 

Esta é uma parte da medicina completamente natural e com fins terapêuticos. Assim como os médicos normais, os homeopatas trabalham para curar doenças utilizando conhecimentos farmacêuticos, essa forma de tratar enfermidades surgiu no século XVIII quando um alemão não contente com os tratamentos medicinais daquela época resolveu modificar a maneira de curar doenças partindo do principio de que “semelhante cura semelhante”.

 

Pai da homeopatia

 

 

 

 

 

Em uma de suas experiências ele pode notar que se uma pessoa saudável tomasse certo tipo de remédio para certo tipo de doença essa pessoa começaria a apresentar os mesmos sintomas que uma pessoa doente, além deste principio, os homeopatas acreditam também que as doenças no organismo em geral são agravadas quando o psicológico do paciente não está bem, desta forma a homeopatia segue o principio básico de saúde, saúde não apenas a ausência da doença, mas sim um bem estar geral que torna o ser humano mais saudável.

 

O que são os remédios homeopáticos?

 

Os remédios homeopáticos são o oposto das drogas químicas vendidas em farmácias convencionais, eles têm por base apenas produtos naturais, ou seja, a saúde brota da terra, são ao todo mais de 2.000 remédios homeopáticos comercializados pelo mundo, e eles são utilizados tanto para a parte externa quanto a parte interna do corpo, a homeopatia é utilizada para curar vícios também como em clínicas de reabilitação, sem comprovação científica “ciência” é utilizada no mundo inteiro e a cada ano o número de adeptos cresce mais, tanto nos humanos quanto nos animais milhões de pessoas acreditam no poder de cura da homeopatia.

 

O que são remédios homeopáticos

 

Em alguns locais, o uso da homeopatia é utilizado até em tratamentos públicos como os oferecidos pelo SUS. E, claro, que em casos de doenças graves como o câncer, a homeopatia não surte efeito algum, mas pode ser sim uma fonte de tratamento para a mente do paciente, já que esta doença é tão devastadora.

 

 

 

 

 

Em meias palavras pode-se dizer que a medicina cuida do organismo e a homeopatia cuida do psíquico, ou seja, do conjunto corpo e mente. E mais uma vez este assunto só vem comprovar algo que todos têm conhecimento, se você está bem mentalmente estará bem fisicamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Infectologia

Infectologia em favor da saúde humana

 

 

Você sabe qual é a importância que da infectologia na sociedade? Atente em algumas informações importantes e fique por dentro!

 

 

 

 

 

 

Infectologia a favor do homem

 

Infectologia, como o próprio nome já diz, é a área da medicina que estuda e trata de doenças contagiosas, cientificamente falando são doenças causadas por micro-organismos, ou seja, aquelas em que as causas são vírus, bactérias, fungos, entre outros. A infecciologia, como também é chamada, estuda os famosos DIP (doenças infecto-parasitárias) e MIP (moléstias infecciosas e parasitárias).

 

A infectologia é uma especialidade que já é reconhecia pelo Conselho Federal de Medicina, mas a sua área de atuação é o laboratório, o infectologista trabalha estudando este tipo doença e descobrindo a cura e seus respectivos remédios para os pacientes infectados, por isso ela é considerada como uma forte aliada em favor da saúde humana. Atente em algumas informações abaixo e fique por dentro desse assunto!

 

Atuação da infectologia na medicina

 

Atualmente, existem muitas doenças contagiosas que conhecemos bem e outras já nem tanto e, sem dúvidas, a mais conhecida delas é a Gripe que, com certeza, todo mundo já pegou uma gripe na vida e teve que tomar algum remédio ou vitamina C para amenizar os efeitos da doença - já que a gripe não tem cura, mas que os próprios anticorpos de defesa do nosso corpo adquirem resistência - e é este o serviço dos infectologistas.

 

Os remédios que você tomou enquanto estava gripado ou resfriado foi uma infectologista que o desenvolveu da maneira adequada para ajudar os anticorpos de defesa a ganharem a imunidade contra um determinado vírus que atinge o organismo.

 

 

 

 

 

Estudo da infecções

 

Um termo denominado como medicina tropical é outro campo de atuação da infectologia, em destaque para as regiões de clima tropical, em que algumas doenças em especiais são quase que constantes, o Brasil é um ótimo exemplo disso, com doenças como a Malária, Dengue, Febre Amarela e as demais doenças prevalecentes em países com climas quentes.

 

Curiosidades sobre a infectologia

 

Diversas das doenças que conhecemos são estudadas e tratadas por infectologistas, tais doenças como: AIDS, DST, febre amarela, Hepatites, Malária, Raiva, Tuberculose, entre muitas outras. Os infectologistas, além de descobrir a causa das doenças e diagnosticá-las, também elaboram as famosas vacinas.

 

Curiosidades sobre a infectologia

 

 

 

 

 

Outra grande importância dos infectologistas é na elaboração dos conhecidos coquetéis de remédios para portadores de AIDS e diagnosticar aqueles que não surtem mais efeitos e que acabem não revertendo às infecções.

 

Com a medicação certa, os infectologistas garantem algum tempo a mais de vida para os pacientes com doenças terminais como a AIDS, alguns tipos de câncer, entre outras doenças. Graças ao trabalho das pessoas que atuam na infectologia, os seres humanos que sofrem de enfermidades têm tido mais chances de tratamentos eficazes e esperança de vida.

 

Nefrologia

Nefrologia a especialidade dos rins

A área da medicina chamada nefrologia tem como especialidade o estudo dos rins, contrastando assim com a especialidade do urologista.

Cuidado com os rins

Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, ou seja, tudo que é necessário os rins absorvem e transmitem para o resto do corpo através do sangue. Se os rins não funcionam e não filtra o sangue, certas substâncias que fazem mal ao nosso organismo podem entupir veias e artérias ou então podem ir parar em locais vitais.

Além de deixar de absorver outras substâncias vitais como as proteínas, a glicose e o bicarbonato, esses órgãos tem especialidades fundamentais para a sobrevivência do homem. Por isso é extremamente importante o cuidado com os rins, só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com insuficiências renal. A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo.

A delicadeza deste órgão é um dos motivos da importância da água em nosso organismo, porque quanto mais bebemos água, mais limpamos nossos rins, por isso ao menor sinal de infecção na bexiga é recomendável que se procure um médico de urologia ou nefrologia com especialidade em rins, para não sofrer futuramente. Se você está com dúvidas em qual especialidade médico visitar, confira a diferença dessas duas áreas médicas e o que a nefrologista estuda.

Nefrologia o que é?

A nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim, ou seja, o nefrologista, médico dessa área, tem a especialidade de cuidar do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos desse sistema.

Para os mais leigos, a medicina que era responsável por essa área era a urologia, porém não é como pensamos, o nefrologista tem a especialidade de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves que não necessitem cirurgia nem hemodiálise para o tratamento do paciente.

Médica

Diferença entre nefrologia e urologia

A especialidade médica do urologista e do nefrologista tem como intuito tratar de doenças renais, mas são especialidades bem diferentes, pois como já foi mencionado no tópico anterior o nefrologista tem a especialidade de tratar de pacientes com doenças renais apenas com medicamentos, já a área da urologia destina-se a especialidade para o tratamento tanto de doenças renais, como também do trato urinário e reprodutivo do homem.

Além de tudo, são médicos cirúrgicos diferenciando-se assim da especialidade da nefrologista. Mas há casos de doenças específicas que requer os cuidados tanto do urologista como da nefrologia, que é caso do paciente apresentar problemas de cálculo renal.

Médico

Então agora que você já sabe a diferença entre urologista e a nefrologia, e o que essa área estuda, não perca tempo, ao menor sinal de infecção ou de alguma doença renal procure um especialista.

 

Neurologia

Neurologia a responsável pela saúde do sistema nervoso

Em resumo a neurologia é uma ciência que estuda distúrbios, patologias e tratamentos do sistema nervoso central e periférico.

Neuronios

A neurologia é a parte da medicina que estuda o sistema nervoso e suas doenças, tida como uma das áreas mais complexas da medicina, se não a mais complexa, pois o sistema nervoso ocupa o corpo todo, mas se concentra em um lugar só, no cérebro. Por mais que a medicina tenha avançado muito nos últimos milênios, não estamos nem perto de entender tudo o que acontece com o nosso sistema nervoso muito menos de descobrir a cura para todos os problemas que atingem o mesmo.

Médico neurologista

O médico neurologista tem uma grande área de atuação, pois o cérebro está ligado a toda e qualquer parte do corpo humano. Apesar de termos muitos órgãos vitais, o mais vital de todos é o cérebro, pois é ele quem emite ordem para que os outros órgãos funcionem, seja um braço, perna ou até mesmo o coração.

É muito comum ouvir falar de transplante de coração, rim, pulmão entre outros, porém nunca se ouviu falar de transplante de cérebro, este é o órgão mais individual que existe. O neurologista trabalha com tratamentos cerebrais clínicos com uso de remédios e medicinas alternativas, quando é necessária intervenção cirúrgica a especialização é em neurocirurgia, que também é a atividade mais complexa das cirurgias.

Cerébro humano

Doenças do sistema nervoso

As doenças que acometem o sistema nervoso são diversas, e entre elas estão as mais graves, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Alzheimer e Tumores cerebrais. Todas essas doenças têm tratamento para amenizar o problema, porém ainda não existe cura. Essas doenças são provenientes do sistema nervoso, e quando se manifestam não afetam somente o cérebro, mas também as partes do corpo que estejam perto do local da lesão, em geral os problemas se refletem nas funções físicas e motoras usuais em alguns casos estão relacionadas à perda de memória e outras perdas significativas como a falar, andar, escutar entre muitas outras.

Nesses casos além de acompanhamento neurológico são necessárias a presença de vários profissionais de outras áreas. Pelo fato de não existir cura para as doenças do sistema nervoso, a neurologia descobriu que o melhor a se fazer é preveni-las com boa alimentação, exercícios físicos e visitas médicas regulares, o cuidado com o cérebro é o mais importante, portanto se cuide, vá a um médico e respeite os limites do seu corpo para que as consequências de seus atos não o leve ao arrependimento.

Cabeça humana

Nos últimos anos a neurologia ganhou mais importância, sendo considerada a área principal no tratamento e diagnósticos de muitas doenças.

Obstetrícia

Obstetrícia a mais linda das medicinas

 

 

Obstetrícia é considerada a mais linda das medicinas, pois o profissional dessa área tem o dom de ajudar a trazer uma vida ao mundo.

 

 

 

 

 

 

Médica e bebê

 

Obstetrícia é uma especialidade médica muito conhecida e íntima das mulheres, esta é a área da medicina responsável pela reprodução humana, ou seja, é a ramificação que cuida da saúde da gestante. O médico que atua nessa área se chama obstetra, ele acompanha o processo de gravidez do início até a completa estabilização da gestante.

 

Quando se consultar com obstetra?

 

Quando as mulheres engravidam é comum elas procurarem o ginecologista que é o médico responsável pela saúde íntima feminina, o ginecologista pode ter as duas especializações, esta e a de obstetra, quando ele é apenas ginecologista a gestante é encaminha para um obstetra especializado para que a gravidez ocorra da melhor maneira e que também seja segura. É muito importante que a mulher quando está grávida faça visitas regularmente ao obstetra, porque além dos cuidados com a saúde e bem estar da gestante ainda tem que se preocupar com a saúde do bebê que está para nascer.

 

Grávida

 

Profissão de obstetra

 

O especialista em obstetrícia realiza tratamentos clínicos durante os nove meses de gestação, faz o acompanhamento pré-natal que é de extrema importância para qualquer gestante (porque é isso que garantirá a saúde e bem estar tanto da mãe como também do seu bebê), prescreve cuidados especiais que a futura mamãe tem que tomar quando necessário e age cirurgicamente somente quando é extremamente necessária, essa intervenção se dá na hora do parto com a chamada cesariana, que acontece quando o parto não pode ser realizado naturalmente.

 

 

 

 

 

Durante a gravidez os cuidados dobram e exigem mais atenção do médico obstetra, como boa alimentação, pratica de exercício físico sem esforço e a realização das atividades normais da mulher, porque gravidez não é doença e sim milagre divino, claro que tem os casos à parte que exigem um pouco mais de cuidados, mas no geral é apenas uma nova fase na vida da futura mãe.

 

Médica obstetra

 

A obstetrícia é a mais linda das medicinas, porque cuida de um dos acontecimentos mais lindos do universo, a geração de uma vida, após o parto e estabilização da mãe, o bebê passa a ficar sob os cuidados dos pediatras e mãe volta aos cuidados do ginecologista de sua confiança.

 

 

Odontologia

Odontologia a medicina dentária

 

 

A área da medicina que trata da parte dentária se chama odontologia, os profissionais desse segmento se formam em 5 anos de estudos.

 

 

 

 

 

 

Dentista com paciente

 

Odontologia é sem dúvidas uma das especialidades médicas mais conhecidas na atualidade, é raro conhecer alguém que nunca tenha ido ao dentista em países emergentes e desenvolvidos no mundo. A odontologia é a área que cuida especificamente da saúde bucal, da face, do pescoço, dos ossos faciais, do maxilar, articulações e principalmente dos dentes.

 

Especialidades da odontologia

 

Odontologia é uma medicina muito útil, pois cuida de uma área do nosso corpo que fica extremamente à mostra, que é o sorriso. Os dentistas, médicos responsáveis por esta área, cuidam da saúde, da higiene e também da estética bucal, a odontologia é uma especialidade que abre portas para várias outras como: Endodontia, que cuida e estuda os tecidos da polpa e da raiz dos dentes, mais especificamente dos canais; Ortodontia, responsável pela correção dentária através de aparelhos; Periodontia, a qual cuida dos problemas que estão diretamente ligados à gengiva; Prótese, responsável pelas famosas “dentaduras” e pontes; e a última especialidade que é a odontopediatria, que cuida da saúde bucal infantil.

 

Dentistas

 

Estudar odontologia

 

Jovens que possuem interesse na careira profissional de odontologia dentária saibam que é necessário prestar um vestibular para ingressar em uma faculdade pública ou privada os estudos dessa área médica dentária.

 

 

 

 

 

O curso superior de odontologia possui duração de 5 anos, os semestres ao longo do curso são teóricos e também com muitas aulas práticas, com o intuito de formar um profissional bem preparado para o mercado de trabalho.

 

Dentista

 

As doenças que acometem os dentes e a boca são diversas que vão desde uma simples gengivite, cárie até um câncer bucal, pra manter uma boca saudável e um sorriso invejável é necessário visitar regularmente um profissional dentista de sua confiança, sem esquecer de que é necessário os cuidados básicos que é regularmente escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental sempre.

 

Oftalmologia

Oftalmologia sinônimo de saúde visual

 

 

É possível enxergarmos o mundo através dos nossos olhos, e eles também precisam de cuidados especiais. Saiba mais sobre a oftalmologia:

 

 

 

 

 

 

Vendo letras através dos óculos

 

É através dos olhos do corpo humano que é possível o homem enxergar o mundo, visualizar tudo que está a sua frente. Mas e quando os nossos olhos apresentam problemas? Eles também precisam de cuidado especial, e consultar um oftalmologista regularmente pode evitar sérios problemas futuros e até mesmo a perda da visão. Confira mais detalhes sobre essa área da medicina:

 

O que é oftalmologia?

 

Exame oftalmológico

 

Oftalmologia a área responsável pela saúde dos olhos, cuida do tratamento de doenças oftalmológicas. Atualmente os números de doenças que acometem os olhos são enormes, alguns são apenas falhas estéticas, outros são problemas de visão e alguns podem chegar até ao câncer, para as duas primeiras existem tratamentos seguros e eficazes.

 

O profissional da área de oftalmologia, conhecido como oftalmologista, ou apenas oftalmo, trabalho no diagnóstico de doenças e as trata, seja caso clínico ou cirúrgico. O tratamento mais comum existente é o uso de óculos que corrigem possíveis distúrbios de visão como astigmatismo e miopia.

 

 

 

 

 

Estes distúrbios são responsáveis pela má qualidade de visualização por parte do portador, já outras doenças necessitam de cirurgias para serem curadas como a catarata, o glaucoma e os tumores oculares, essas doenças se não forem diagnosticadas precocemente e devidamente tratadas podem levar a perca total ou parcial da visão.

 

A importância do oftalmologista

 

Exame oftalmológico para óculos

 

É importante também visitar um profissional da oftalmologista com determinada frequência, para garantir a saúde de seus olhos e descobrir possíveis sérios problemas e trata-los logo do início, da melhor maneira.

 

Muitas pessoas não possuem nenhum problema de visão, porém passar horas diante a uma tela de computador, ou forçar os olhos para a leitura por horas, pode causar sérios danos. A cegueira pode ser um problema genético, porém pode ser causado também por algum dano ao longo da vida. Algumas pessoas conseguem viver naturalmente sem a visão, mas isso não exclui o fato de ser uma característica no mínimo muito triste, pois o indivíduo perde a visão e a possibilidade de enxergar as maravilhas do mundo.

 

 

 

 

 

Por isso ao menos sinal de falha nos olhos ou coceira ocular vá até um consultório e consulte-se com um oftalmologista e garanta sua saúde visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oncologia

Oncologia a medicina do câncer

 

 

Oncologia médica tem como objeto de estudo o câncer em humanos, como é uma área vasta, ele se subdivide em especializações.

 

 

 

 

 

 

OncologiaA oncologia é a medicina totalmente responsável pelo câncer, o qual é um tipo de tecido humano formado por células que tem crescimento anormal, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, essas células são maléficas ao corpo humano devido ao problema de que elas não param de crescer podendo se espalhar pelo corpo todo causando mau funcionamento nos órgãos humanos e até mesmo levar uma pessoa à morte.

 

Estudo da oncologia

 

E essa responsabilidade enorme que envolve uma área bem extensa, ou seja, o oncologista estuda, faz o diagnóstico e indica o melhor tratamento para essa doença conhecida como câncer, porém o oncologista não trabalha sozinho, a oncologia ou cancerologia, nome que também essa especialização é conhecida pelos brasileiros, estuda apenas o câncer o que faz com que sua área de trabalho seja o corpo todo, e para o tratamento e cura dessa doença é necessário que o médico interaja junto a outros especialistas para resolver o problema, tendo contado direto como cirurgiões, enfermeiros, radioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outras areais.

 

Câncer

 

Por ser um processo longo e grave, o câncer envolve todo o corpo humano, porque a doença deixa o paciente fragilizado fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. As maneiras de tratamentos do câncer são radioterapia, quimioterapia hormonioterapia, cirurgia e nos casos mais graves a combinação de vários desses tratamentos.

 

Especialidades da oncologia médica

 

A oncologia também tem suas especialidades que são a oncologia clínica que é só o tratamento convencional sem cirurgia, oncologia cirúrgica que é o tratamento mais a cirurgia para retirada das células que causam a doença, e a oncologia pediátrica que estuda e trata o câncer infantil. Nos últimos anos a oncologia evolui muito para o tratamento dessa doença tão horrível, mas ainda é necessário mais.

 

 

 

 

 

Médica oncologista

 

Todo ano milhares de pessoas morrem por causa da doença no mundo todo, e para alguns tipos de câncer já existe a cura, mas para outras existem apenas tratamento que somente amenizam o sofrimento do paciente. Até onde pode chegar à capacidade dessa doença ainda é desconhecida para a oncologia, ma s a ciência junto à medicina avança cada dia mais para salvar vidas e erradicar a doença.

 

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia a mais completa de todas

Otorrinolaringologia é considerada uma das mais completas especialidades médicas. Saiba mais acessando o Portal Médicos.

Otorrinolaringologia A otorrinolaringologia é uma especialidade da medicina com características clínicas e também cirúrgicas. O campo de atuação desde profissional envolve as doenças do nariz, ouvido, faringe, laringe, cabeça e pescoço. A otorrinolaringologia é tida entre os médicos e especialistas em medicina como a área mais completa, assim como o nome a área de atuação de um otorrinolaringologista é bem grande. Saiba mais sobre a otorrinolaringologia nos tópicos abaixo.

O que faz um médico otorrino

O otorrino concentra seus conhecimentos em pesquisas, acompanhamento de pacientes e doenças. As doenças que os médicos otorrinos costumam tratar são as alergias, inflamações, infecções, tonturas, dores de cabeça, tosse, distúrbios da fala e da audição, problemas de respiração, tumores nestas regiões entre tantos outros problemas. No Brasil levou tempo para que os otorrinos fossem reconhecidos como realmente mereciam, ainda hoje há quem não saiba qual a especialidade desse tipo de médico, mas já é notável o crescimento da população na procura por esta medicina. Milhões de pessoas sofrem com doenças congênitas como a rinite, faringite, sinusite, entre outras, isso sem falar nos mais de quinze milhões de habitantes que sofrem de alguma deficiência auditiva e é nessa parte que entra em ação o otorrino. Além de tratar clinicamente essas doenças o especialista pode atuar como cirurgião podendo realizar até cirurgias estéticas como cirurgias plásticas, ou seja, o trabalho do otorrinolaringologista é tão completo que ele pode atuar dentro e fora do corpo humano. Médico otorrino Com o tratamento específico e cura para a maioria das doenças em sua área, este médico tem resultados muito eficazes perante seus pacientes.

Pneumologia

Pulmões saudáveis são responsabilidades da Pneumologia

A Pneumologia é uma área da medicina que busca prevenir e tratar doenças e outras complicações que acometem os pulmões.

Pulmões

Os pulmões são considerados órgãos vitais, não apenas ao sistema respiratório, mas para todo o organismo. A Pneumologia, por sua vez, é a principal responsável pela solução dos problemas e a manutenção da saúde desta região do corpo.

O que é Pneumologia?

Como o nome já indica, Pneumologia é a especialidade da medicina que se ocupa da saúde do pulmão. Apesar de ser pouco conhecida, é uma área médica que obtém muitos avanços e proporciona aos pacientes grandes chances de amenizar e curar doenças provenientes do sistema respiratório.

O médico pneumologista é muito importante, pois seu cuidado especial com os pulmões permite que sejam diagnosticadas quaisquer complicações, a fim de realizar um tratamento correto e o menos invasivo possível.

Pneumologistas

Doenças dos pulmões tratadas pela Pneumologia

As doenças pulmonares tratadas pelo pneumatologista são inúmeras, porém algumas são bem conhecidas da população, como asma, enfisema pulmonar, apneia do sono, bronquite e pneumonia.

Em alguns casos, o problema é crônico e não possui cura, apenas tratamento para amenizar os sofrimentos do paciente. Já em outros, de doenças provenientes de bactérias e vírus, há possibilidade de cura através de tratamento clínico ou cirúrgico, como no caso do câncer no pulmão.

Grande parte das doenças que não crônicas é causada pelo uso ativo ou passivo do cigarro. Isso significa que, mesmo que não fume, se você estiver perto de alguém que está tragando irá respirar o ar contaminado e sofrer os danos da mesma forma. Portanto, visite um especialista em Pneumologia com uma certa regularidade e respire sempre o ar mais puro que puder.

Podologia

Podologia unindo saúde e estética

A Podologia é uma área da saúde e estética muito importante, que procura deixar os pés saudáveis e, como bônus, muito mais bonitos.

Pés bem cuidados

A Podologia é uma área da medicina que vem ganhando cada vez mais espaço e profissionais no Brasil, sendo responsável por estudar a anatomia dos pés humanos e as doenças ocorrentes nesse local.

A especialidade chegou ao conhecimento da população há pouco tempo, mas já teve grande repercussão. Em algum momento da vida, quase todos nós possuímos algum tipo de complicação patológica ou estética nos pés. A solução, nessas horas, é procurar um bom podólogo.

Benefícios da Podologia para a saúde e estética

Os pés, por serem a base de sustentação do corpo humano e estarem diretamente ligados ao cérebro e ao coração, podem sofrer diversos problemas. Apesar de serem poucos notados, estes problemas podem fazer muito mal à saúde, e muitas vezes algo que parece apenas um defeito estético pode tornar-se uma doença grave.

Consulta com podólogo

É o caso das unhas encravadas, por exemplo, que são muito frequentes mas, se não tratadas com a devida atenção, podem levar à amputação do dedo. Uma simples ferida em algum dos dedos também pode acabar tornando-se uma grande infecção. Por isso, é essencial recorrer à Podologia. Além disso, pés saudáveis e bem cuidados são muito mais bonitos, e todos merecem poder usar um calçado aberto sem qualquer constrangimento.

Profissional de Podologia, saúde e estética

O trabalho do Podólogo, profissional residente desta área, é tratar da saúde dos pés de forma completa, sejam as unhas, a pele ou até mesmo os ossos. A partir do tratamento usado para a Podologia, pode atuar em várias outras áreas, como a Ortopedia, a Dermatologia, a Cirurgia e a Fisioterapia, pois os cuidados podem necessitar de tais conhecimentos.

Caso você tenha mais dúvidas ou qualquer complicação nos pés, procure um especialista em Podologia, pois manicure e pedicure cuidam apenas das unhas, de forma superficial. E lembre-se: proteção nem sempre é sinônimo de saúde e isso está comprovado em seus pés. O uso constante de calçados fechados não evita o surgimento de problemas e pode até piorar alguns casos.

Proctologia

Proctologia e os cuidados a saúde íntima

É necessário ter muitos cuidados com a saúde íntima. Procure sempre médicos especialistas em proctologia e faça exames periódicos.

Homem em consulta médica

Geralmente, as doenças proctológicas são descobertas após os 50 anos de idade, devido à realização de exames comuns nessa idade. Porém, seria melhor se os homens as detectassem através de um médico especializado em proctologia antes desta idade.

As doenças são detectadas com exames médicos e o mais comum é o de toque, em que o especialista examina o paciente para detectar os possíveis problemas e anormalidades existentes. Para examinar o intestino grosso é realizada uma colonoscopia: é introduzido um tubo de plástico altamente flexível com uma câmera que detectará qualquer material diferente que esteja no intestino e possa provocar problemas de saúde. Os tratamentos para essas doenças podem ser clínicos ou cirúrgicos, então procure um médico especializado em proctologia e tenha cuidados com sua saúde íntima.

O que é proctologia?

Médico com estetoscópio

A proctologia é a área da medicina responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças ocorrentes no intestino grosso, reto e ânus. No Brasil, é uma especialidade pouco divulgada e pouco conhecida pela população, porém nós temos a segunda maior sociedade de proctologistas do mundo: no total, são mais de 1000 médicos formados. A proctologia tem cuidados especiais com a saúde íntima e cuida de doenças como hemorroida, diarreia aguda e câncer de intestino, de próstata e de úlcera.

Cuidados com a saúde íntima

Médico examinando um homem

A proctologia é muito discriminada, principalmente entre os homens, por ser relacionada a cuidados com doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano. Porém, é de extrema importância, pois o câncer intestinal é um dos que mais matam no mundo por sua facilidade de surgimento. Por isso, é altamente recomendável fazer visitas ao proctologista e ter uma alimentação saudável, para que assim se possa evitar essas doenças e obter cuidados especiais com o especialista.

Perante aos perigos causados por estas doenças que costumam assombrar os homens, procure ajuda médica e realize exames periódicos. Se detectada alguma destas doenças, esta será tratada e oferecerá menos perigos à saúde masculina.

Psicologia

A psicologia na saúde humana

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, ou seja, aquilo que motivo determinado comportamento.

Psicologia

A psicologia é a especialidade que realiza estudos científicos do pensamento, da percepção, da intuição, da emoção, da aprendizagem, do comportamento humano e de suas maneiras de se relacionar e interagir com a sociedade a sua volta. A psicologia é uma parte da medicina que estuda a mente humana sem deixar de levar em consideração o estado físico, ou seja, é a saúde mental aliado à saúde física.

Saiba mais sobre a importância da psicologia para a saúde humana.

Psicologia na medicina

Com a introdução da psicologia na saúde humana, várias formas de enfrentar certos tipos de doenças e de tratamentos, foram encaradas com outros olhos pela medicina. A área de atuação de um psicólogo é o cérebro, mas sem dissociá-lo em momento algum do corpo, diferentemente da psiquiatria que estuda apenas o cérebro e suas doenças, os psicólogos estudam o cérebro e as causas de doenças que se refletem no corpo.

As doenças que atingem o ser humano no cérebro e que são refletidas no corpo são inúmeras, citando algumas delas você logo perceberá que não são tão incomuns assim, anorexia, amnésia, ansiedade, desvio de caráter, ciúmes, fobias em geral, complexos em geral, depressão, estresse, mentira, neurose, sonhos, são quase todas, atividades e atitudes normais do ser humano, mas que se ocorrida com exageros são sinais de que a mente não está tão bem quanto parece. E essas atitudes podem levar a formas diferentes de comportamento, agressividade e até a morte.

Psicologia na medicina 1

Como trabalha um psicólogo

As formas de tratamento do psicólogo são as psicanálises, consultas periódicas para o reconhecimento da doença por parte do paciente e o tratamento mental, essas consultas em geral surtem efeitos positivos e eficazes, em alguns casos é necessário também o auxílio de remédios para que a recuperação seja mais rápida.

Psicologa

Ao todo a psicologia coloca em prática o verdadeiro significado de saúde, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente e o seu objetivo maior é estabelecer a união bio-psico-social em todo ser humano, para tornar o mundo e a sociedade atual em um povo mentalmente saudável e fazer valer o lema do psicólogo que é, mente sã, corpo são.

Psiquiatria

O que é a psiquiatria

 

 

Com certeza você já ouviu falar em psiquiatria, mas sabe exatamente o que é, e o que trato nesse aréa? Entenda sobre a psiquiatria:

 

 

 

 

 

 

Cérebro coloridoA Psiquiatria é a parte da medicina responsável pela saúde mental do ser humano, uma das medicinas mais complexas, a psiquiatria estuda, realiza prevenções, diagnostica trata as doenças que atacam nosso sistema central que é o cérebro e também realiza a reabilitação de pacientes que sofreram de doenças mentais.

 

Este é um campo de atuação muito amplo porque o cérebro é o responsável por todas as nossas ações não apenas motoras como também as psicológicas. Segundo a história, os primeiros registros de doenças psíquicas aconteceram antes mesmo do nascimento de Cristo, o que indica que este não é um problema apenas atual, desde aquela época, cientistas e médicos estuda os distúrbios mentais em busca da cura para estes problemas.

 

Quais são os problemas tratados

 

As doenças são muito mais comuns do que imaginamos como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia, além de autismo, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e dependências químicas. Os tratamentos só começam a ser realizados após um grande número de exames que comprovem mesmo que o paciente sofra de alguma doença, pois um diagnóstico errado pode levar o paciente a sérias complicações.

 

Pessoa com medo

 

Na hora de avaliar o doente mental o médico psiquiatra leva em consideração todos os fatores que compõem a existência humana como as perspectivas de vida, as atitudes psicológicas e a forma de se relacionar sociavelmente, além dos exames físicos como testes neurológicos, psicológicos, eletros, encefalograma e tudo que possa constatar de fato a doença, os psiquiatras são os únicos responsáveis pela saúde mental que podem utilizar deste tipo de exame para diagnósticos clínicos.

 

 

 

 

 

Crianças precisam de psiquiatria

 

A psiquiatria atua em todas as fases da vida humana, mesmo quando na infância a criança pode apresentar problemas psíquicos até a terceira idade. Se uma criança apresenta sinais de alguns do problemas citados acima, sim, elas precisam da psiquiatria. Porém, os tratamentos necessários para qualquer idade depende do problema.

 

Rosto de menino

 

Os tratamentos são feitos conforme o grau da doença do paciente e suas necessidades podem ser apenas consultas regulares ao psiquiatra para que exista o equilíbrio mental do paciente, pode ser através de remédios que geralmente contém as substâncias necessárias para que o paciente se normalize e também em casos mais graves há a internação em hospitais psiquiátricos, o período da internação depende exclusivamente da doença.

 

O psiquiatra não é responsável por doenças físicas como lesões e câncer, esta é a área da neurologia, não existe tratamento cirúrgico para doenças mentais e em muitos casos não existe nem cura, apenas o tratamento clínico para amenizar os sofrimentos sofridos por parte dos pacientes.

 

 

 

 

 

A psiquiatria é de extrema importância para a humanidade porque cuida de pessoas que sem o tratamento adequado representariam muito perigo para si mesmo e também para a sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Radiologia

Radiologia o grande auxílio da medicina

 

 

A radiologia é a especialidade da medicina que aplica a tecnologia imagiológica como o raio X para diagnósticos e tratamentos.

 

 

 

 

 

 

Especialidade em radiologiaA radiologia é o ramo da medicina que trata o estudo da aplicação da tecnologia imagiológica como a radiação e o raio X para diagnosticar e tratar doenças. O médico radiologista é o responsável por realizar os exames, análise e interpretação das imagens obtidas através do raio X e radiação, além de emissão dos laudos e relatórios.

 

Saiba mais sobre a importância da área da radiologia para a medicina.

 

Importância da radiologia para a medicina

 

A radiologia tem sido usada por mais de um século, utilizando a tecnologia do imageamento que é capaz de diagnosticar e tratar condições médicas, sendo o alicerce fundamental no ramo da saúde nos últimos tempos.

 

A energia eletromagnética da radiologia é capaz de produzir imagens muito visíveis, por isso os médicos utilizam essa tecnologia para tratar e também monitorar ferimentos e doenças como o câncer.

 

Médico radiologista

 

 

 

 

 

Tipos de radiologia

 

A radiologia é dividida em dois distintos campos que são o Diagnóstico e o Terapêutico. A radiologia de Diagnóstico é usada pela medicina para diagnosticar condições que a pessoa se encontra utilizando vários tipos de diferentes imagens. Isso auxilia e permite que o médico olhe no interior do corpo humano.

 

Já a radiologia terapêutica auxilia no tratamento do câncer e de outras doenças, ou seja, ela trata e pode até mesmo curar várias formas de câncer. A radiologia terapêutica também é usada para tratar doenças em que o próprio sistema imune ataca o organismo.

 

Médico radiologista 1

 

Onde a radiologia é usada

 

A radiologia é usada em odontologia, veterinária, medicina, metalúrgica (estudos de soldas, peças entre outros), esterilização (para eliminação de fungos e bactérias através de radiação), científica (pesquisas e estudos) e projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos).

 

 

 

 

 

Radiologia em animais

 

Saiba que para exercer a especialidade da radiologia é preciso ter a formação de 6 anos em faculdade de Medicina, e depois se especializar durante 3 anos para Residência Médica em Radiologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reumatologia

Reumatologia ciência responsável pelo movimento

 

 

A reumatologia é a área da medicina que cuida das doenças reumáticas, ou seja, dos problemas nas articulações. Saiba mais:

 

 

 

 

 

 

Corpo Humano articulações

 

Algumas pessoas sentem muitas dores nas articulações do corpo, logo é necessário buscar o um médico profissional dessa área da medicina, conhecido como reumatologista.

 

As causas para essas dores são diversas, e as dores podem ser classificadas de diferentes maneiras dentro da reumatologia. Assim como o tratamento e suas consequências podem variar muito. Entenda mais:

 

O que é a reumatologia

 

Dores na mão

 

A reumatologia é a área médica responsável pelo estudo, descoberta e tratamento de doenças reumáticas. Essas doenças se dão nas articulações, no colágeno, nos ossos e tecidos conjuntivos que pode ser chamado de juntas.

 

 

 

 

 

As doenças reumáticas não são graves, nenhuma delas levam à morte, porém todas elas são dolorosas, não há cura para o reumatismo apenas tratamentos que aliviem o sofrimento do paciente.

 

As doenças são muitas, porém as mais conhecidas são: gota, artrite, artrose, osteoporose, fibromialgia, febre reumática, tendinite, bursite, e doenças que atacam a coluna vertebral, algumas dessas doenças são degenerativas, ou seja, causa desgaste, no pior dos casos o paciente pode perder certos movimentos e funções motoras devida à gravidade da doença.

 

Quais são os tratamentos

 

Fisioterapia

 

A função do reumatologista, médico especialista dessa área é diagnosticar essas doenças e indicar o melhor tratamento. Geralmente os tratamentos são feitos com remédios, anti-inflamatórios e analgésicos, tanto para aliviar a dor quanto para melhorar o problema, outras formas de tratamento também são a fisioterapia, a prática exercícios físicos além da redução de peso. Em alguns casos o problema pode ser crônico prolongando os métodos de tratamento, lembrando que existem vários tipos de reumatismos diferentes, sendo assim, os tratamentos variados para cada paciente. Os tratamentos tem como função melhorar as dores e fazer as articulações voltarem aos poucos a ter suas funcionalidades normalizadas.

 

 

 

 

 

O reumatismo apesar da falta de atenção é uma doença grave que pode ter sérias consequências como deformidades físicas, só no Brasil são mais de 15 milhões de portadores de doenças reumáticas e essas doenças podem ocorrer em qualquer idade, portanto fique atento a dores muito fortes no corpo, nos músculos e articulações e a qualquer sinal de preocupação é aconselhável que se faça uma visita ao reumatologista.

 

Traumatologia

Traumatologia medicina relacionada a acidentes ósseos

 

 

O médico traumatologista deve ser procurado quando algum osso no corpo humano sofre algum dano em acidentes. Saiba mais:

 

 

 

 

 

 

Médica examinando raio-x

 

Muitas pessoas sofrem acidentes, causando ferimentos graves que precisam de urgentemente de atendimento médico. Quando há uma batida de cabeça forte, logo encaminham o paciente para saber se houve traumatismo craniano. Esse paciente é encaminhando para o traumatologista.

 

A traumatologia cuida das lesões causadas por força física ou contusões. Entenda mais sobre essa área da medicina:

 

Traumatologia, o que é

 

Raio x de do crânio

 

A traumatologia é a medicina especializada em traumas e traumatismos, a especialidade de um traumatologista, o médico responsável por essa área, é cuidar de lesões ocasionadas por qualquer tipo de força física, contusões e o próprio traumatismo que é um estado de doença em determinada região produzido por ferimentos ou contusões graves.

 

 

 

 

 

Um dos problemas mais conhecidos que são tratados pelo traumatologista é o traumatismo craniano, da face e de outras partes do corpo.

 

No Brasil é impossível falar da traumatologia sem citar a ortopedia, porque perante a medicina brasileira as duas são uma única especialidade, portanto, assim como na ortopedia a traumatologia diagnostica e prescreve tratamento para fraturas, lesões ocorridas nos ossos e nos tendões a área de trabalho de um dermatologista é o aparelho músculo-esquelético locomotor que são compostos por algumas partes do corpo como braços, mãos, pernas, pés, crânio, coluna, bacia, clavícula, ligamentos, tendões e o próprio músculo.

 

Onde o traumatologista atua

 

Ortopedista

 

O traumatologista pode prestar atendimento em vários lugares relacionados à saúde, como em prontos-socorros, clínicas, hospitais públicos e privados atendendo ocorrências que tenham sido provocadas por algum tipo de acidente.

 

 

 

 

 

O traumatologista também atua na área da medicina legal realizando perícias geralmente em processos trabalhistas, além de trabalhar em áreas diretamente relacionadas ao esporte.

 

É sempre bom lembrar que o traumatologista cuida de lesões e fraturas provocadas apenas por acidente, quando as lesões são causadas por doenças congênitas quem realiza o tratamento são os ortopedistas.

 

 

 

 

Urologia

Urologia medicina responsável pela saúde urinária

Muitos médicos se especializam em uma área específica do corpo humano. O urologista é o profissional que cuida do sistema urinário:

MédicoDentro do nosso corpo, para que o organismo funcione adequadamente, temos os nossos órgãos internos, os músculos, o esqueleto e a pele, cada parte do nosso corpo é específica para realizar uma função e manter sempre o ser humano saudável.

Como as funções dos nossos órgãos são muito específicas e os problemas que podem vir a acontecer também são muitos, é necessário um estudo aprofundado da medicina para poder atender esses pacientes e procurar o melhor tratamento disponível. Conheça o profissional da urologia:

O que é a urologia

A urologia é a parte da medicina que cuida da saúde urinária, ou seja, de todo aparelho urinário e suas doenças. O profissional, conhecido como urologista, é responsável por estudar esta área, diagnosticar e tratar das doenças provenientes desse aparelho tanto de pacientes masculinos quanto de pacientes femininos.

Essa especialidade pode ser responsável por tratamentos clínicos e cirúrgicos, podendo tratar de crianças e adultos, o urologista trata de doenças congênitas, ou que foram adquiridas de alguma forma seja por infecções, acidentais, cancerígenas ou degenerativas do sistema urinário de ambos os sexos.

Homem com dor nos rins

Em nosso sistema urinário também encontramos outros órgãos, como os rins, a bexiga urinária e a uretra. Esses órgãos também podem apresentar problemas, o que afeta na saúde do paciente, como a continência urinária, um problema que não é possível controlar a saída da urina, além de infecções que podem causar dores e incômodos. Os rins também podem apresentar problemas sérios, que são casos de cirurgia como pedras nos rins, que além de dores muito fortes conhecidas como cólicas de rins o paciente sente muito incômodo no local.

A urologia atua junto à várias outras medicinas, porém o contato maior é com a nefrologia que é responsável pelo tratamento clínico específico dos rins, mas quando a nefrologia não pode conceder atendimento condizente com a necessidade do paciente o nefrologista o encaminha para o urologista que age com intervenção cirúrgica como nos casos de câncer.

A urologia e os homens

A urologia atende pacientes de ambos os sexos, porém o médico urologista é mais procurado para tratamentos, afinal, o sistema urinário masculino é composto por mais órgãos do que das mulheres, entre esses órgãos tratados estão à próstata, pênis, uretra, vesícula e os testículos, que podem ocasionar doenças como impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade masculina e até mesmo o câncer.

Praticamente todos os homens sentem receio de ter que consultar-se com um urologista, e uma das grandes preocupações do sexo masculino, é o exame de próstata. Porém, esse é um exame importante, onde é possível identificar o câncer que pode ser fatal.

Médico segurando a mão do paciente

O urologista, o profissional da área da urologia, é importante para manter a saúde do nosso sistema urinário em ótimas condições, evitando futuros problemas mais graves e colaborando para a prevenção de nossos problemas e incômodos. Se sentir alguma dor, incômodo ou algo diferente em seu corpo que envolva o sistema urinário, procure um urologista o quanto antes e cuide-se!