O que é a psiquiatria

Com certeza você já ouviu falar em psiquiatria, mas sabe exatamente o que é, e o que trato nesse aréa? Entenda sobre a psiquiatria:

Cérebro coloridoA Psiquiatria é a parte da medicina responsável pela saúde mental do ser humano, uma das medicinas mais complexas, a psiquiatria estuda, realiza prevenções, diagnostica trata as doenças que atacam nosso sistema central que é o cérebro e também realiza a reabilitação de pacientes que sofreram de doenças mentais.

Este é um campo de atuação muito amplo porque o cérebro é o responsável por todas as nossas ações não apenas motoras como também as psicológicas. Segundo a história, os primeiros registros de doenças psíquicas aconteceram antes mesmo do nascimento de Cristo, o que indica que este não é um problema apenas atual, desde aquela época, cientistas e médicos estuda os distúrbios mentais em busca da cura para estes problemas.

Quais são os problemas tratados

As doenças são muito mais comuns do que imaginamos como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia, além de autismo, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e dependências químicas. Os tratamentos só começam a ser realizados após um grande número de exames que comprovem mesmo que o paciente sofra de alguma doença, pois um diagnóstico errado pode levar o paciente a sérias complicações.

Na hora de avaliar o doente mental o médico psiquiatra leva em consideração todos os fatores que compõem a existência humana como as perspectivas de vida, as atitudes psicológicas e a forma de se relacionar sociavelmente, além dos exames físicos como testes neurológicos, psicológicos, eletros, encefalograma e tudo que possa constatar de fato a doença, os psiquiatras são os únicos responsáveis pela saúde mental que podem utilizar deste tipo de exame para diagnósticos clínicos.

Crianças precisam de psiquiatria

A psiquiatria atua em todas as fases da vida humana, mesmo quando na infância a criança pode apresentar problemas psíquicos até a terceira idade. Se uma criança apresenta sinais de alguns do problemas citados acima, sim, elas precisam da psiquiatria. Porém, os tratamentos necessários para qualquer idade depende do problema.

Os tratamentos são feitos conforme o grau da doença do paciente e suas necessidades podem ser apenas consultas regulares ao psiquiatra para que exista o equilíbrio mental do paciente, pode ser através de remédios que geralmente contém as substâncias necessárias para que o paciente se normalize e também em casos mais graves há a internação em hospitais psiquiátricos, o período da internação depende exclusivamente da doença.

O psiquiatra não é responsável por doenças físicas como lesões e câncer, esta é a área da neurologia, não existe tratamento cirúrgico para doenças mentais e em muitos casos não existe nem cura, apenas o tratamento clínico para amenizar os sofrimentos sofridos por parte dos pacientes.

A psiquiatria é de extrema importância para a humanidade porque cuida de pessoas que sem o tratamento adequado representariam muito perigo para si mesmo e também para a sociedade.

A psicologia na saúde humana

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, ou seja, aquilo que motivo determinado comportamento.

Psicologia

A psicologia é a especialidade que realiza estudos científicos do pensamento, da percepção, da intuição, da emoção, da aprendizagem, do comportamento humano e de suas maneiras de se relacionar e interagir com a sociedade a sua volta. A psicologia é uma parte da medicina que estuda a mente humana sem deixar de levar em consideração o estado físico, ou seja, é a saúde mental aliado à saúde física.

Saiba mais sobre a importância da psicologia para a saúde humana.

Psicologia na medicina

Com a introdução da psicologia na saúde humana, várias formas de enfrentar certos tipos de doenças e de tratamentos, foram encaradas com outros olhos pela medicina. A área de atuação de um psicólogo é o cérebro, mas sem dissociá-lo em momento algum do corpo, diferentemente da psiquiatria que estuda apenas o cérebro e suas doenças, os psicólogos estudam o cérebro e as causas de doenças que se refletem no corpo.

As doenças que atingem o ser humano no cérebro e que são refletidas no corpo são inúmeras, citando algumas delas você logo perceberá que não são tão incomuns assim, anorexia, amnésia, ansiedade, desvio de caráter, ciúmes, fobias em geral, complexos em geral, depressão, estresse, mentira, neurose, sonhos, são quase todas, atividades e atitudes normais do ser humano, mas que se ocorrida com exageros são sinais de que a mente não está tão bem quanto parece. E essas atitudes podem levar a formas diferentes de comportamento, agressividade e até a morte.

Psicologia na medicina 1

Como trabalha um psicólogo

As formas de tratamento do psicólogo são as psicanálises, consultas periódicas para o reconhecimento da doença por parte do paciente e o tratamento mental, essas consultas em geral surtem efeitos positivos e eficazes, em alguns casos é necessário também o auxílio de remédios para que a recuperação seja mais rápida.

Psicologa

Ao todo a psicologia coloca em prática o verdadeiro significado de saúde, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente e o seu objetivo maior é estabelecer a união bio-psico-social em todo ser humano, para tornar o mundo e a sociedade atual em um povo mentalmente saudável e fazer valer o lema do psicólogo que é, mente sã, corpo são.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *